" Happy smiling people always look fake"
K.C. ARRIWONG


Sorria: você está sendo filmado é um adesivo aderido em quase todos os espaços públicos hoje em dia. Na padaria, no elevador, no metrô. Sorria: você está sendo filmado. O tempo todo.
O último vídeo que virou um acontecimento midiático na Internet foi aquele da Cicarelli, onde ela mais o namorado estavam fazendo sexo na praia, um lugar público por excelência. Cicarelli é uma celebridade que não estava no elevador ou na padaria. Estava na praia ao ar livre. O que encanta os espectadores do vídeo é justamente essa prática mais comum na esfera privada - o sexo - sorria você está sendo. Hoje a vigilância não está mais só contida dentro de sistemas de vigilância e é independente de uma imagem como prova (os dados bastam).

Qualquer um pode operar como um dispositivo de controle da vida alheia com um celular, com uma câmera digital e depois disponibilizar o conteúdo na Internet. Isso leva a pensar no que fazemos com a liberdade da publicação de hoje. No momento em que vários membros do You Tube colocam o vídeo no espaço de publicação que criaram para si, um mesmo conteúdo é copiado e todo mundo vê a mesma coisa. Isso lembra muito broad casting. Broadcast your self?
Todos os lugares ao ar livre deveriam conter uma adesivo projetado no céu escrito: Sorria: VOCÊ ESTÁ SENDO.
As câmeras são cada vez mais invisíveis e a existência embricada em bancos de dados nos faz dependentes da tecnologia para existir. "Existo, logo publico." , como diz G. Beiguelman.

Agora por que esse sorria? alguma coisa tem que sair dessa frase, ou o "filmado" ou o "sorria". A gente poderia fazer umas camisetas com "sorria: você está sendo" e um vídeo em que as pessoas choram o tempo todo fazendo suas atividades mais banais, com a camiseta, com uma câmera. Camisetas e câmeras são legais. Sorria.

Mas a gente também chora sorrindo, vide aquela cara de choro com o lábio esparramado para os lados, que fake! Chorar é fake, sorrir é fake. Chorar pelo menos mobiliza mais o rosto inteiro, saem lágrimas dos olhos. As pessoas ão costumam chorar em público. Chore: você está sendo. Chore: você está sentado, fumando um cigarro. e daí?

Comments

Anonymous said…
..daí ela era dona. todinha dela e minha, por gosto.
bio said…
deve ter sido mesmo.
santa paciência.
Anonymous said…
santa, quem era mesmo?
sim,paciência, vamos com calma chu.