bio

Fabiana Faleiros, Pelotas, 1980. Vive em São Paulo. 

Artista,  poeta e doutora em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ com bolsa FAPERJ Nota 10. Trabalha na intersecção entre arte e invenção de pedagogias e costuma criar ambientes instalativos ativados com música, vídeo, oficinas e performances. Suas performances transitam entre linguagens de espetáculos musicais intercalados com falas que se desenvolvem a partir da criação de teorias/ficções próprias. Por meio da repetição de gestos específicos no seu próprio corpo e em imagens da indústria cultural que aparecem em vídeo e outros suportes, seus projetos desmontam noções de gênero e de humano. 


Depois de realizar intervenções em festas de coletivos autônomos entre 2010 e 2012, época em que formou a dupla RG_Faleiros com o artista Rafael RG, gravou o disco ‘Lady Incentivo: Novas formas de amar e de gravar CD’ ao vivo na Mobile Radio BSP, 30ª Bienal de São Paulo em 2012. Em 2018 participou da 10ª Berlin Biennale com o 'Mastur Bar', projeto iniciado em São Paulo como exposição individual na Solo Shows Gallery, que já itinerou pela Colômbia no Festival de Cine e Arte Queer 'Kuir Bogotá', na exposição '89 noches', Museo de Antioquia, Medellin, em Havana, Cuba, exposição 'Portate Bien', na Virada Cultural, dentre outras.  Em 2019 foi professora convidada da Escuela Incierta, projeto da residência artística Lugar a Dudas, Cali, Colômbia. Em 2022 foi residente da FAAP e apresentou a performance 'Há boca virada pra terra' no Performa Paço - Paço das Artes, dentre outras exposições e festivais. Desde 2020 coordena o grupo de estudo 'Minha tese começa assim', sobre as fronteiras entre escrita acadêmica e escrita de si. Participou de residências artísticas Casco (RS), Capacete/Documenta 14 (GR), Q21, MuseumQuartier (AT), Fundação Joaquim Nabuco (PE), e já apresentou seus trabalhos em instituições como Taxis Palais (Innsbruck), Lamb art (NY), Zacheta National Gallery (Varsóvia), HAU Theater (Berlin), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Arte Pará (Belém do Pará), entre outras. É autora do livro O Pulso que cai e as tecnologias do toque, São Paulo, 2016 - Prêmio PROAC Livro de Artista.




Artist, poet an a PhD in Contemporary Art and Culture from UERJ, Rio de Janeiro, Brazil. Her works are in the intersection between art and invention of pedagogies.

She usually creates installation environments activated with music, video, workshops and performances. In 2012 she recorded the album ‘Lady Incentivo: New ways of love and Recording CD’ live at Mobile Radio BSP, 30th Bienal de São Paulo. In 2018, she participated in the 10th Berlin Biennale with 'Mastur Bar', a project started in São Paulo as a solo exhibition at Solo Shows Gallery. In 2017, she participated in the Capacete - Documenta 14 residency, Athens, Greece. She has presented her works in institutions such as Pinchuk Art Center (Kiev), Taxis Palais (Innsbruck), Museum of Antioquia (Medellin), Lamb art (NY), Fabrica de Arte Cubana (Havana), Zacheta National Gallery (Warsaw), HAU Theater (Berlin), MuseumQuartier (Vienna), Ibere Camargo Foundation (Porto Alegre), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), Capacete (Rio de Janeiro), Arte Pará (Belém do Pará), among others. She has works at the Wanda Svevo Historical Archive / São Paulo Biennial Foundation and at MAC USP - Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo.
In 2019, she was a visiting professor at Escuela Incierta, Lugar a Dudas, Cali, Colombia. She is the author of the book The Pulse that Falls and Touch Technologies, Ikrek, São Paulo, 2016 - Proac Artist Book Award.


Comments